sábado, 20 de setembro de 2008

da improvisação para o cinema

Essa semana minha turma de improvisação da Oswald mostrou resultados bem surpreendentes, que pretendo até postar aqui mais tarde. Pois bem, é inacreditável como aparecem personagens e situações interessantes quando damos espaço a eles. Para mim, está sendo um incrível processo de descoberta. O Keith Johnstone, com seu brilhante IMPRO e Impro for Storytellers está guiando este processo, e claro eu estou dando uma empurradinha pro meu lado, fazendo a câmera participar das situações. A grande sacada do Johnstone é tirar o ego do meio de campo e trabalhar sempre em grupo. Então, em vez de por exemplo cada ator pensar num personagem, grupos de 2 ou 3 pensam em um até estarem totalmente de acordo. Isso vale para lugares e (o que vou experimentar na semana que vem) situações. Então eu vou costurando os personagens que vão aparecendo e é fantástico esse processo de descoberta. Agora que a turma está bem embasada e já improvisando bem, estou começando a dar o Story do Mc Kee para eles. O que vem nessa semana é a noção dele de evento, que uma cena só é boa se nela ocorre um evento. O evento vem carregado de uma mudança de valor. Tudo isso parece muito abstrato e é. Minha tarefa é mastigar essas coisas e oferecer a eles, e que trabalho delicioso é esse, quando eles mastigam de volta, e a câmera mastiga as duas coisas formando uma terceira. INCRÍVEL! Aguardem videozinhos demonstrativos...

Nenhum comentário: